Palavras de Paulo Freire
''Geralmente as elites acusam o povo de
fraqueza ou incapacidade e por isso suas soluções não dão resultados''.
''O compromisso, próprio da existência
humana, só existe no engajamento com a realidade de cujas ''águas'' os homens verdadeiramente
comprometidos, ficam ''molhados'', ''ensopados.''
''O ato de estudar é uma atitude frente
ao mundo''.
''A consciência bancária pensa que quanto mais se dá mais se sabe. Mas
a experiência revela que com este mesmo sistema só se formam indivíduos
medíocres, porque não há estimulo de criação. Por outro lado, quem aparece como
criador é um inadaptável e deve se nivelar
aos medíocres.''
''Quanto mais os homens são dirigidos
pela propaganda ideológica, política ou comercial, tanto mais são objetos e
massas. Quanto mais o homem é rebelde e
indócil, tanto mais criador, apesar de, em nossa sociedade se dizer que rebelde
é um ser inadaptado.''
''A educação como formação, como
processo de conhecimento, de ensino,de aprendizagem, se tornou, ao longo da
aventura no mundo dos seres humanos, uma constatação de sua natureza,
gestando-se na história como a vocação para a humanização.''
''Não porque certa linha ideológica ou
certa posição politica ou certo interesse politico o exigem. A educação é permanente
em razão, de um lado, da finitude do ser humano, de outro, da consciência que
ele tem de sua finitude. Mais ainda, pelo fato de, ao longo da história, ter
incorporado a sua natureza não apenas saber que vivia, mas saber que sabia e,
assim, saber que podia saber mais. A educação e a formação se fundem aí.''
''Quando a educação se reveste de
desigualdade tanto na oferta quanto na forma ou natureza, deixa de ser
democrática. Para sê-lo precisa conter características de eqüidade e
qualidade.''
''A aquisição sistemática da experiência
humana, mas uma aquisição critica e
criadora e não uma justaposição de informações armazenadas na inteligência e na memoria e não incorporadas no ser total
e na vida plena do homem.''
''É indiscutível o fato de que a autonomia
da escola é relativa. A escola faz parte de uma organização escolar mais ampla
e está imersa num contexto social do qual recebe influências que poderão contribuir positiva ou negativamente para a
ocupação de seu espaço íntimo. Mas sua relação com o meio social é muito mais
determinante. Porém, entrando na composição da sociedade e sendo um elemento da
organização escolar mais ampla, também exerce influência. Mesmo restrita, ainda
tem certa autonomia que representa uma potencialidade para o exercicio de sua função educativa. As escolas não
são apenas instrumentos de dominação, não são meramente instituições de
reproduçåo em que o conhecimento explicito e implicito molda os estudantes como
seres passivos que estarão aptos e ansiosos para adaptar-se a uma sociedade
injusta.'' [Conscientização]
''Todo educador é louco porque não
aceita a ditadura dos loucos.''
Nenhum comentário:
Postar um comentário