sábado, 11 de fevereiro de 2012

PALAVRAS DE PAULO FREIRE


Palavras  de Paulo Freire

''Geralmente as elites acusam o povo de fraqueza ou incapacidade e por isso suas soluções não dão resultados''.

''O compromisso, próprio da existência humana, só existe no engajamento com a realidade de cujas ''águas'' os homens verdadeiramente comprometidos, ficam ''molhados'', ''ensopados.''

''O ato de estudar é uma atitude frente ao mundo''.

''A consciência bancária  pensa que quanto mais se dá mais se sabe. Mas a experiência revela que com este mesmo sistema só se formam indivíduos medíocres, porque não há estimulo de criação. Por outro lado, quem aparece como criador é um inadaptável e deve se nivelar  aos medíocres.''

''Quanto mais os homens são dirigidos pela propaganda ideológica, política ou comercial, tanto mais são objetos e massas. Quanto mais o homem  é rebelde e indócil, tanto mais criador, apesar de, em nossa sociedade se dizer que rebelde é um ser inadaptado.''

''A educação como formação, como processo de conhecimento, de ensino,de aprendizagem, se tornou, ao longo da aventura no mundo dos seres humanos, uma constatação de sua natureza, gestando-se na história como a vocação para a humanização.''

''Não porque certa linha ideológica ou certa posição politica ou certo interesse politico o exigem. A educação é permanente em razão, de um lado, da finitude do ser humano, de outro, da consciência que ele tem de sua finitude. Mais ainda, pelo fato de, ao longo da história, ter incorporado a sua natureza não apenas saber que vivia, mas saber que sabia e, assim, saber que podia saber mais. A educação e a formação se fundem aí.''

''Quando a educação se reveste de desigualdade tanto na oferta quanto na forma ou natureza, deixa de ser democrática. Para sê-lo precisa conter características de eqüidade e qualidade.''

''A aquisição sistemática da experiência humana, mas uma aquisição  critica e criadora e não uma justaposição de informações armazenadas na inteligência  e na memoria e não incorporadas no ser total e na vida plena do homem.''

''É indiscutível o fato de que a autonomia da escola é relativa. A escola faz parte de uma organização escolar mais ampla e está imersa num contexto social do qual recebe influências que poderão  contribuir positiva ou negativamente para a ocupação de seu espaço íntimo. Mas sua relação com o meio social é muito mais determinante. Porém, entrando na composição da sociedade e sendo um elemento da organização escolar mais ampla, também exerce influência. Mesmo restrita, ainda tem certa autonomia que representa uma potencialidade para o exercicio  de sua função educativa. As escolas não são  apenas instrumentos de  dominação, não são meramente instituições de reproduçåo em que o conhecimento explicito e implicito molda os estudantes como seres passivos que estarão aptos e ansiosos para adaptar-se a uma sociedade injusta.'' [Conscientização]

''Todo educador é louco porque não aceita a ditadura dos loucos.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário